Estamos só começando...

------------------------------- Críticas, comentários e o que surge na internet você vê aqui! - Siga: twitter.com/_digosilveira -------------------------

terça-feira, 14 de setembro de 2010

1808

Como uma rainha louca, um prícipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. 
Esqueça aqueles livros antigos de História, onde a ordem era decorar fatos, eventos históricos e nomes que ficaram famosos nos eventos mundiais. Em 1808, Laurentino Gomes nos brinda com um livro acessível, de fácil leitura, cheio de curiosidades que marcaram o momento da vinda da Família Real Portuguesa, para o então Brasil colônia. O autor descreve este período que vai de 1808 até o retorno de D.João VI e sua corte à Portugal, como um grande romance, mas na verdade ali é História pura, documentada em suas páginas. O livro além de utilizar vários documentos históricos que marcaram este período fantástico, se baseia nas 186 cartas que o arquivista Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, que chegou ao Brasil pouco tempo depois que a corte portuguesa, enviou para o seu pai em Portugal, narrando a vida na corte do Rido de Janeiro. Fugindo de Napoleão e temendo o destino de outros reis da Europa que foram destituídos do poder, e alguns até perderam suas cabeças literalmente, D. João VI, o prícipe medroso e inseguro decide então fugir para a sua colônia na América, o Brasil. "Foi o único que me enagnou", essas foram as palavras utilizadas por Napoleão Bonaparte em suas memórias, preso no exílio. A partir daí o Brasil seria a primeira nação americana a receber um rei europeu e ser governada por ele, diversas transformações e fatos curioso aconteceram na nossa terra a partir de então. Desde a viagem em alto-mar, as conspirações de Carlota, as loucuras da rainha Maria, detalhes do Rio de Janeiro e de Portugal do século XIX, a escravidão, a vida na corte, se você procura por uma boa fonte de História, leia 1808!

Nenhum comentário:

Postar um comentário