Estamos só começando...

------------------------------- Críticas, comentários e o que surge na internet você vê aqui! - Siga: twitter.com/_digosilveira -------------------------

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O ENEM virou circo!

Semana passada nem me recordava que no fim de semana ocorreria mais uma edição do ENEM, ao contrário do ano de 2009 em que a pressão do vestibular batia na porta todos os dias. O ENEM foi muito discutido, tanto no âmbito de sua importância, quanto a polêmica das provas que foram vazadas. Este ano porém, todos os estudantes brasileiros esperavam que depois de uma polêmica generalizada que marcaram as provas do ano passado, as bagunças seriam supracitadas com um maior esquema de segurança e num maior cuidado em relação as provas. Sábado a noite ao assistir o Jornal Nacional, me lembrei que o primeiro dia do ENEM havia se encerrado, e que houveram falhas na diagramação de algumas provas, particularmente nas provas "amarelas", erros nos gabaritos também foram encontrados. A minha surpresa foi maior, quando a Justiça Federal resolveu anular a edição 2010 do ENEM por erros gritantes, sendo que milhares de alunos foram  prejudicados, mas os problemas ainda não acabaram. Há a suspeita de que o tema da redação deste ano que abordou a questão do trabalho e da escravidão, também tenha vazado. 
E agora Haddad?
O ministro da educação, Fernando Haddad, já veio a público dizendo que irá recorrer da sentença, e cogitou a hipótese de se fazer uma nova prova somente para os candidatos prejudicados, mas não seria algo desleal com os outros candidatos? Ano passado o ENEM ganhou mais poder por ser uma nova porta de entrada em algumas faculdades do nosso país, mas se a cada ano os problemas desta prova que visa avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio brasileiro, tendem a piorar o ENEM em si acaba conquistando descrédito. Infelizmente! Enquanto isso, milhares de jovens que se preparam, que se submeteram a provas desgastantes e que visavam uma carreira acadêmica a partir do ENEM, encontram-se a mercê da sorte nesta novela que está longe de acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário