Estamos só começando...

------------------------------- Críticas, comentários e o que surge na internet você vê aqui! - Siga: twitter.com/_digosilveira -------------------------

quarta-feira, 27 de abril de 2011

1822, para quem gosta de um bom livro!

" Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado."

Lembram do livro 1808 que falei há um tempo atrás aqui no blog? Ele ganhou uma continuação ano passado, mas só mês passado consegui terminá-lo devido a faculdade. Desta vez o autor Laurentino Gomes nos dá uma visão de um Brasil as vias de suas independência e desmistifica o que é mito e diz muitas verdades deste capítulo da história brasileira. O que diferencia as obras de Laurentino dos enfadonhos livros de história das escolas, é que nos centros educacionais, uma aula de História para ser boa, precisa ter um excelente professor que prenda a atenção do aluno com curiosidades e também para sanar as dúvidas e disso não posso reclamar pois no Ensino Médio adorava as minhas aulas. 
O livro 1808 e 1822, prendem a nossa atenção por ter uma escrita acessível, rápida e interessante, são levantadas histórias que não são contadas nos livros habituais, fatos que desconhecemos, enfim, em 1822 a história é contada na medida do possível da real forma como ocorreu. Todo o processo de independência é mostrado, a vida de D. Pedro, seus amores, a história da Imperatriz Leopoldina, Domitila a amante mais famosa de D. Pedro, as guerras pela independência, que teve participação de vários estados brasileiros e o exílio de D. Pedro que retorna para Portugal, deicando seu filho Pedro II para governar o Brasil, assumindo o trono aos 14 anos. 
Gosta de História? Gosta, mais tem trauma das aulas do colégio? Lhes apresento 1822, leitura recomendadíssima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário