Estamos só começando...

------------------------------- Críticas, comentários e o que surge na internet você vê aqui! - Siga: twitter.com/_digosilveira -------------------------

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Angústia e pesadelos perseguirão mineiros chilenos

Os mineiros resgatados no Chile depois de passar quase 70 dias nas entranhas da terra enfrentarão tempos difíceis nos próximos dias com angústia, pesadelos e temores, devido ao impacto emocional que lhes deixou o acidente, disse na sexta-feira o ministro da Saúde do país.
Os operários ficaram presos a quase 700 metros de profundidade em condições desumanas em uma mina em pleno deserto de Atacama de 5 de agosto até o dia 13 de outubro.
Embora os primeiros 17 dias tenham sobrevivido sem nenhuma certeza de que seriam resgatados, uma complexa operação os levou à superfície, pondo um final feliz a uma história observada por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Depois dos festejos, porém, os dias poderão ser muito duros.
"Eles ainda estão metidos em uma verdadeira montanha-russa de emoções. Muitos deles terão momentos extraordinariamente difíceis e necessitarão de muita ajuda", disse o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, em uma entrevista coletiva no hospital de Copiapó.
Segundo o ministro, um deles lhe disse que, quando despertou no hospital, não sabia onde estava.
"Vai ser difícil ainda obter um relato coerente deles. Eles têm de sedimentar, têm de ter angústias, têm de ter pesadelos", ressaltou Mañalich.
Os mineiros, que na noite de quinta começaram a sair do hospital e apresentam boas condições de saúde física, devem enfrentar o assédio de centenas de jornalistas do mundo inteiro, enquanto tentam se reincorporar à vida cotidiana que tinham antes do acidente.
"Estamos entregando às famílias e à sociedade pessoas que estão frágeis e pensar que daqui a uma semana esses homens terão uma vida normal e tranquila, eu creio que é a hipótese menos provável", concluiu o ministro. 
Fonte: oglobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário